Saturday, May 27, 2006

Brasilea : Aloysio Zaluar - Vernissage 2006




AZ RIO DE JANEIRO 1964 - Foto: José Maria De Souza



































Estas pinturas, da série 'IDENTIDADE' ( acrílica s/tela- Rio 2004_1.10 mt / 80 cm), expostas em Basel-Suiça (2006), agora, estão à venda pela INTERNET______ R$ 8. 000,00 Reais
O negócio vai ser me encontrar. Procuro galerista__RIO 2008__ AZ Colector

O trabalho a direita de quem olha ( pastoril ) foi incorporado a coleção Trajano Paiva ( permuta de trabalhos com a WPI FILMES )


Coleção Silvia e Ivan Cosac_pintura acrílica sobre/tela_ tamanho: 100x 150 m
Rio de Janeiro 2001_'DIVERSIDADE'_Proama_ Down Town_Mangue_Submerso. Fui
.

+
Pinturas _ BASLER/RIO: 1 'IDENTIDADE' (acrílica s/tela- Rio 2004_70 cm/55cm) 2 'IDENTIDADE' (acrílica s/tela- Rio 2004_65cm/55cm) __ Coleção Dr.Eurico Cruz Neto e Familia. Foi. RIO 2008 AZ Colector


Fundação Brasiléia: 1 Diversidade _ 2 Os Clovis: Coleção Dr. Marcos Moraes

Desenhos expo Brasilea_ Basel_ Suiça R$ 1.200,00 Reais . Rio 29005




UM CARNAVAL DE CRIAÇÃO
OBRA DE ALOYSIO ZALUAR ESTÁ REPLETA DE MISTÉRIOS

SIMON BAUR

Com o brasileiro Aloysio Zaluar a Fundação Brasilea faz uma homenagem a um mestre pouco conhecido que pesquisa formas tradicionais da sociedade.

O artista brasileiro Aloysio Zaluar mostra, em sua exposição, desenhos, pinturas e filmes da época de 1950 até 2005. Através dos filmes (1976-2005) consegue-se com mais facilidade penetrar nesta obra que está repleta de mistérios e enigmas. Eles mostram cenas do carnaval do Rio e da terça-feira gorda de carnaval de Basel. Com a câmera de vídeo, Zaluar registrou durante horas e horas as pessoas, os fantasiados, as danças, as massas e os movimentos, sendo que o material filmado comprova que as diferenças entre os dois eventos, apesar da imensa distância e da mentalidade cultural diferenciada, nem é tão grande assim.

Torrente - São as impressões, as cores, a torrente volumosa de ilustrações que se repetem nos desenhos e pinturas de Zaluar. Dominante nos desenhos são os momentos densos nos quais simultaneamente são narradas coisas diferentes. As folhas são subdivididas em áreas diferenciadas como é conhecido através do burlesco. Nas pinturas são novamente salientados o conteúdo de informações e os versos, a isso se acrescenta a combinação quase insuportável de cores e formas.

As cores são aplicadas de modo transparente e tão numerosas que as pinturas começam a reluzir. Nas formas são colocados lado a lado motivos diferenciados, de tal forma que fica difícil localizar um determinado tipo de leitura. Tanto pela cor quanto pelos motivos as obras lembram as pinturas antigas de Oskar Kokoschka e James Ensor. Isso abre espaços entre o lírico e o expressionismo surrealista no qual o carnaval do Rio, a terça-feira gorda do carnaval de Basel e a obra de Zaluar e - também a vida atual - se movimenta.

Fundação Brasilea, Basel. Westaquai 39. Até 24.3, terça-sexta de 14-18, quinta até 20 h.

Legenda da figura:

Impulsionar e deixar impulsionar. Aloysio Zaluar, desenho da série “Transferências”.

No comments: